Da Huang

Rheum palmatum L.

Nome Farmacêutico:

Radix e Rhizoma Rhei

Nome Comum:

Ruibarbo

Parte utilizada:

Raiz e Rizoma

Propriedades:

Amargo e frio

Locais de ação:

Fígado, Baço, Estômago, e Intestino Grosso

Texto em que apareceu pela primeira vez:

Matéria Médica Clássica do Esposo Divino

Ações e Indicações

Drena Calor e purga acumulações: Para febre alta, transpiração excessiva, sede, constipação, distensão e dor no abdômen, delírio, língua com saburra amarela, e pulso cheio. Estes sintomas se referem também excesso de Calor no Intestino ou no Yang Ming.

Drena Calor-Umidade: Drena Calor-Umidade pelas fezes, especialmente em caso de hepatite ou disenteria por calor. Também por dolorida disfunção urinária.

Drena Calor do Sangue: Para fezes com Sangue, sangramento de hemorróidas, ou acumulação de Calor nos Intestinos. Também para padrões de Calor no Sangue extravasando, como vomitando Sangue ou epistaxe, concomitante com constipação.

Revigora o Sangue e dispersa Estagnação: para amenorréia, massas abdominais imóveis, dor por Estagnação, hematomas traumáticos, ou abscesso intestinal. esta erva é importante para tratar crônica ou recente Estagnação de Sangue.

Clareia Calor: Para febre, calor, olhos inchados ou úlceras cutâneas.

Precauções e Contraindicações

Para pessoas com Deficiência de Baço e Estomago. Mulheres amamentando. Porque o efeito da planta vai para o leite e causa diarréia na criança. Usar com cuidados durante a gravidez

Principais Componentes Químicos

Tanino, Derivados de Anthraquinones , chrysophanol, emodin, rhein, physcion, aloe-emodin e oxalato de cálcio, glicose.

Pesquisa Clínica Farmacológica

Efeito no colesterol: Rhizoma Rhei, usada por via oral em coelhos com hipercolesterolemia, baixou os níveis de colesterol, mas nenhum efeito foi notado com coelhos com colesterol normal.

Efeito dermatológico: Rhizhoma Rhei, aplicado topicamente, junto com Radix Glycyrrhizae, mostrou ser efetivo no tratamento de estomatite, foliculite, ulceração crônica,especialmente causadas por Staphylococus aureus.

Efeito anti-bacteriano: Vários princípios ativos do Rhizoma Rhei têm atividade anti-bacteriana, fazendo os preparados potentes agentes bactericidas contra Staphilococus aureus, Streptococcus sp, Pneumococcus, E. coli.