Da Zao

Fructus Jujubae

Nome Farmacêutico:

Ziziphus jujubae Mill.

Nome Comum:

Jujuba, Tâmara chinesa

Parte utilizada:

Fruto

Propriedades:

Doce e morna

Locais de ação:

Baço e Estômago

Texto em que apareceu pela primeira vez:

Matéria Médica Clássica do Esposo Divino

Ações e Indicações

Tonifica o Baço e aumenta o Qi: Por fraqueza, respiração curta, lassitude, falta de apetite, fezes solta por deficiencia de Baço e Estomago Deficientes.

Tonifica o Sangue e acalma: para palidez, irritabilidade, e severa instabilidade emocional. Modera e harmoniza ervas pesadas.

Precauções e Contraindicações

Porque esta erva trata Umidade, gerando calor pode induzir, a plenitude no Aquecedor Medio. Ela é contra-indicada em Umidade excessiva, estagnação de alimentos, parasitas intestinais, ou desordens com Fleuma-Umidade como distensão no epigastrio e edema. ou acúmulo de Fleuma-Umidade no Aquecedor Médio.

Principais Componentes Químicos

Proteínas, gomas vegetais, vitaminas A, vitamina B2 e vitamina C, cálcio, ferro e fósforo.

Pesquisa Clínica Farmacológica

Efeito no Fígado: Coelhos com hepatite causada experimentalmente por tetracloreto de carbono apresentammelhor evolução clinica e laboratorial após a administração de decoctos da erva, em comparação aos grupos de controle.

Efeito geral: A administração de decocto de Fructus Ziziphi Jujubae melhora os padrões nutricionais em camundongo, aumenta o peso corporal, aumento de massa muscular. Estes camundongos apresentaram mais força muscular e resistência física.

Efeito em hepatite: Num estudo clínico , com 12 pacientes, com alto níveis de transaminases, de hepatite ou cirroses, foram dadas decocções de Zizyphi Jujubae por um mês, o que reduziu significativamente os nívesis de transaminases em todos os pacientes.